Iniciativa teve como objetivo promover a conscientização sobre esse hábito perigoso, que vem crescendo entre os jovens
Nesta quinta-feira (31/10), os estudantes do Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, assistiram a uma palestra da médica pneumologista Vangie Dias sobre os riscos do tabagismo e do uso do cigarro eletrônico. Durante a apresentação, a profissional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, destacou os inúmeros componentes tóxicos presentes nos cigarros convencionais e seus efeitos nocivos para o organismo humano. A proposta pedagógica teve como objetivo promover a conscientização sobre este tema tão relevante, que, infelizmente, está ganhando força entre os jovens.
Além de chamar a atenção para os perigos do tabagismo, Vangie Dias abordou o crescimento do uso do cigarro eletrônico entre a população de 18 a 24 anos, mesmo sendo proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. De acordo com a profissional, o dispositivo é visto como uma alternativa aparentemente “mais segura”.
"Essas ações nas escolas são de extrema importância, pois assim conseguimos atingir e conscientizar para que não tenhamos potenciais fumantes no futuro. É necessário agir o quanto antes, uma vez que a prevalência de jovens fazendo uso do cigarro eletrônico tem crescido gradativamente nos últimos anos, desde a chegada do dispositivo em 2009", afirmou a médica, que está realizando sua pesquisa de doutorado avaliando a função pulmonar de jovens, associando com o uso do cigarro eletrônico e outros fatores de riscos.
O aluno Hugo de Oliveira, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro, afirmou que a palestra trouxe ensinamentos que serão passados para os amigos e familiares.
"Gostei muito de ter participado desta ação. Aqui, aprendi que o cigarro eletrônico é mais prejudicial do que o convencional", contou o jovem, que se mostrou surpreso, após ficar sabendo que é proibida a venda e a comercialização do dispositivo no país.
Outras duas unidades escolares receberão a ação: o Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos, em Itaguaí, e o Ciep 165 Brigadeiro Sergio Carvalho, em Campo Grande, que visam trazer informações essenciais sobre os riscos associados ao hábito de fumar e destacar a importância da prevenção para a promoção da saúde.
Fotos: Sandra Barros / divulgação Seeduc-RJ