sexta-feira, 8 de novembro de 2024

PRF recupera motocicleta roubada e clonada em Itaguaí


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, na tarde da última quarta-feira (06), uma motocicleta roubada que transitava como clone, em Itaguaí, na Baixada Fluminense. O motociclista responderá pelo crime de receptação.

Durante a tarde de quarta, foi solicitado aos agentes que abordassem um veículo suspeito. Os policiais ao avistarem a moto, fizeram o acompanhamento e deram a ordem de parada ao condutor. Após os procedimentos de consulta nos sistemas e da inspeção veicular, foi possível constatar sinais de adulteração nos elementos identificadores.

Os policiais conseguiram fazer contato com o proprietário da motocicleta, que já suspeitava da clonagem do seu veículo, e por isso, havia procurado a Polícia Judiciária para registro de ocorrência criminal em virtude de notificações de autuações indevidas. Durante os procedimentos de fiscalização, o condutor se manteve em silêncio.

A ocorrência foi encaminhada à 50ª DP (Itaguaí).

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Polícia deflagra operação contra facção de tráfico de drogas em Itaguaí


Policiais da 50ª DP (Itaguaí) deflagraram, nesta terça-feira (05), uma operação contra uma facção de tráfico de drogas que atua em Itaguaí, na Baixada Fluminense. A ação contou com o apoio da Direção-Geral da Polícia Civil (DGPC), do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Durante a operação, uma pessoa foi presa e mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Os agentes apreenderam simulacros de fuzil, munições, drogas, máquinas caça-níqueis e anotações do tráfico. Um carro e duas motos roubados foram recuperados.

A investigação detalhou a atuação do grupo nas comunidades do Carvão e Engenho, além de suas conexões na Zona Oeste do Rio e em cidades do interior, como Volta Redonda e Barra Mansa.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Polícia interdita galpão utilizado para desmanche de veículos roubados em Itaguaí


Policiais da 50ª DP (Itaguaí) prenderam um homem em flagrante, na última sexta-feira (01), acusado pelo crime de constituição de milícia privada. Ele foi capturado no bairro Chaperó, em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

As equipes foram até o endereço para averiguar informações da existência de um galpão que era utilizado para desmanchar veículos roubados. No local, foram encontradas as peças, incluindo as carcaças de dois carros subtraídos dias antes em Bangu e em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Os agentes apreenderam todo o material e interditaram o local. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no crime.

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

PM troca comando do 24º BPM


Aconteceu na tarde desta quinta-feira (31), a Solenidade de Passagem de Comando do 24º BPM (Queimados). O Tenente Coronel Leandro Xavier Maia assume agora o comando, sucedendo o Tenente Coronel Perry Souza Azeredo, que agora assume o 20º BPM (Mesquita).

O 24º BPM atua em cinco municípios da Baixada Fluminense: Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí.

Alunos da rede estadual de Itaguaí assistem à palestra sobre riscos do tabagismo e do uso do cigarro eletrônico


Iniciativa teve como objetivo promover a conscientização sobre esse hábito perigoso, que vem crescendo entre os jovens

Nesta quinta-feira (31/10), os estudantes do Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, assistiram a uma palestra da médica pneumologista Vangie Dias sobre os riscos do tabagismo e do uso do cigarro eletrônico. Durante a apresentação, a profissional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, destacou os inúmeros componentes tóxicos presentes nos cigarros convencionais e seus efeitos nocivos para o organismo humano. A proposta pedagógica teve como objetivo promover a conscientização sobre este tema tão relevante, que, infelizmente, está ganhando força entre os jovens.

Além de chamar a atenção para os perigos do tabagismo, Vangie Dias abordou o crescimento do uso do cigarro eletrônico entre a população de 18 a 24 anos, mesmo sendo proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. De acordo com a profissional, o dispositivo é visto como uma alternativa aparentemente “mais segura”.

"Essas ações nas escolas são de extrema importância, pois assim conseguimos atingir e conscientizar para que não tenhamos potenciais fumantes no futuro. É necessário agir o quanto antes, uma vez que a prevalência de jovens fazendo uso do cigarro eletrônico tem crescido gradativamente nos últimos anos, desde a chegada do dispositivo em 2009", afirmou a médica, que está realizando sua pesquisa de doutorado avaliando a função pulmonar de jovens, associando com o uso do cigarro eletrônico e outros fatores de riscos.


O aluno Hugo de Oliveira, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Ney Cidade Palmeiro, afirmou que a palestra trouxe ensinamentos que serão passados para os amigos e familiares.

"Gostei muito de ter participado desta ação. Aqui, aprendi que o cigarro eletrônico é mais prejudicial do que o convencional", contou o jovem, que se mostrou surpreso, após ficar sabendo que é proibida a venda e a comercialização do dispositivo no país.

Outras duas unidades escolares receberão a ação: o Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos, em Itaguaí, e o Ciep 165 Brigadeiro Sergio Carvalho, em Campo Grande, que visam trazer informações essenciais sobre os riscos associados ao hábito de fumar e destacar a importância da prevenção para a promoção da saúde.


Fotos: Sandra Barros / divulgação Seeduc-RJ