quarta-feira, 31 de julho de 2024

'PMERJ de portas abertas': evento será no próximo sábado (03)


O 24º BPM (Queimados) estará de portas abertas no próximo sábado (03) às 9h00, na sede do batalhão, localizada na Rua Tenente Jerônimo Costa s/n°, em Fanchen, no município de Queimados, na Baixada Fluminense.

O convite é feito para que a população conheça melhor os serviços e possa aproveitar um dia cheio de diversão, com várias oficinas: roda de conversa com o comandante; vacinação contra a gripe e aferição de pressão; serviço e orientação sobre saúde odontológica; animação infantil e muita diversão; oficinas de pintura, música e artes marciais; atendimento do Conselho Tutelar e palestras sobre os serviços do PROERD, patrulhas Maria da Penha e Escolas.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Polícia prende quatro criminosos e apreende pistola em Itaguaí


Policiais do 24º BPM (Queimados) realizaram patrulhamento na comunidade Sem Terra, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, nesta quarta-feira (24). Na ação, quatro criminosos foram detidos e foram apreendidos uma pistola, quatro rádios, munições e entorpecentes a serem contabilizados.

A ocorrência foi encaminhada à 50ª DP (Itaguaí).

terça-feira, 23 de julho de 2024

PRF recupera carro clonado em Itaguaí


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem, na noite da última sexta-feira (19), por suspeita de receptação. Ele foi flagrado conduzindo um carro adulterado com placas clonadas, em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

A equipe fazia patrulhamento, quando desconfiaram de um carro e resolveram abordá-lo. Durante a fiscalização, foram verificados marcas de adulteração nos elementos de identificação do veículo e constatado que o carro era um clone. Através dos demais sinais identificadores, foi encontrada a verdadeira identidade do automóvel, que possuía um registro de roubo em outubro de 2023. O crime ocorreu no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A ocorrência foi encaminhada à 50ª DP (Itaguaí).

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Apagão cibernético causa instabilidade em bancos e clientes reclamam nas redes sociais

Foto: Elaine Neves

Alguns bancos brasileiros apresentaram problemas em seus aplicativos nesta sexta-feira (19), após um apagão cibernético que afetou vários lugares ao redor do mundo.

O site Downdetector, especializado em reportar falhas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.

Vários clientes reclamaram nas redes, alertando que os aplicativos estavam fora do ar e relatando problemas na falha de login para se conectar, sem conseguir completar as operações e para realizar pagamentos. Alguns usuários disseram ter problemas até com os cartões físicos.

Bancos de vários países relataram problemas

Na Austrália, o Commonwealth Bank, maior banco do país, afirmou que alguns clientes não conseguiram transferir dinheiro devido à interrupção de serviços.

O mesmo aconteceu com a Capitec, da África do Sul, que informou que pagamentos com cartão, caixas eletrônicos e serviços de aplicativos sofreram interrupções significativas, e precisaram ser restaurados.

Morte de menino de 2 anos na Zona Norte do Rio é investigada


A Polícia Civil investiga a morte de um menino de 2 anos, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Kaleb Gabriel da Cruz foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ricardo de Albuquerque pela mãe e pelo padrasto na quarta-feira (17), mas segundo os médicos, ele já chegou morto ao local.

Na terça-feira (16), os responsáveis levaram a criança para a UPA, mas na unidade, os pais foram orientados a procurar o Hospital Municipal Albert Schweitzer (HMAS), em Realengo, na Zona Oeste. onde o menino passou por atendimento, realizou tomografia, ficou em observação por 4h e recebeu alta. No entanto, na quarta-feira, a mãe conta que a criança amanheceu com o corpo frio e sem responder a estímulos. Ela e o padrasto chegaram a levá-lo à UPA, mas o menino já chegou na unidade básica sem vida.

De acordo com a mãe, o menino brincava com o irmão, sob a supervisão do padrasto, quando caiu da cama e bateu a cabeça no chão. Mas o laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a causa da morte foi uma lesão no pâncreas por ação contundente na região da barriga, o que seria um trauma ou uma pancada no local. Segundo o laudo, a lesão não é compatível com uma queda da cama e o menino não apresentava nenhum ferimento na cabeça.

Uma tia, irmã do pai de Kaleb, contou que, quando a família esteve na delegacia, o irmão da mãe da criança falou que o menino era vítima de agressão. A família paterna soube da morte pelas redes sociais, através de uma postagem da mãe da criança. O pai dele morreu assassinado há 5 meses.

A 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) instaurou um inquérito para apurar o caso. Os agentes ouvem testemunhas, levantam informações e realizam diligências para esclarecer as circunstâncias da morte da criança.

O que dizem as unidades de saúde

Em nota, a direção do Hospital Municipal Albert Schweitzer informou que o paciente deu entrada na unidade por volta das 19h de terça-feira (16), com relato de queda da cama. O menino apresentava edema na face esquerda e episódios de vômitos. "Kaleb ficou em observação por cerca de 4 horas, foi medicado para enjoo e realizou exame de imagem que não apresentou alterações. Após estabilização do quadro, o paciente recebeu alta com as devidas orientações", explicou a direção do hospital.

Já a direção da UPA de Ricardo de Albuquerque esclareceu que o Kaleb deu entrada na unidade na terça-feira, levado pela mãe e o padrasto. "Após relato de queda e vômito feito pelos responsáveis, eles foram orientados a permanecer na unidade para que a criança fosse encaminhada com prioridade para exame de tomografia, mas optaram por sair à revelia, ou seja, por conta própria, sem alta dada pela equipe médica. No dia seguinte, a criança retornou à UPA já em óbito. De acordo com o protocolo para esses casos, o corpo foi encaminhado ao IML para análise da causa do óbito", diz a nota.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Nubank apresenta falha no aplicativo e clientes relatam dificuldades nas redes sociais

 

O aplicativo do Nubank apresentou instabilidade na manhã desta quarta-feira (17). Com falha de login para se conectar e sem conseguir completar as operações, clientes do banco reclamavam nas redes sociais.

O site Downdetector, especializado em reportar falhas em canais digitais, contabilizou pelo menos 700 reclamações.

Aos clientes, o banco informa nas redes que está passando por "uma oscilação em nosso aplicativo" e que está empenhado em solucionar e encerrar a questão.




Polícia prende quatro suspeitos e apreende drogas em Itaguaí

Policiais do 24º BPM (Queimados) detiveram quatro suspeitos na comunidade do Sem Terra, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira (16). Na ação, foram apreendidos dois rádios comunicadores e material entorpecente.

A ocorrência foi encaminhada à 50ª DP (Itaguaí).

terça-feira, 16 de julho de 2024

O Programa Trabalho Protegido na Adolescência da FIA-RJ está com as inscrições abertas


O Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA) da FIA-RJ está com as inscrições abertas para o curso de qualificação que irá te preparar para um futuro melhor no mercado de trabalho, com vagas em unidades específicas, referente ao segundo semestre do ano de 2024.

Por meio do curso, você terá a possibilidade em estagiar em órgãos públicos e em parcerias privadas. Comece agora, corra pra fazer sua inscrição.

O PTPA é uma parceria da Fundação, que é do Governo do Estado, com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Podem se inscrever os adolescentes que cumpram os pré-requisitos estabelecidos abaixo:
  1. Adolescentes que tenham de 15 (quinze) anos a 16 (dezesseis) anos e 5 (cinco) meses tomando como referência o intervalo de datas de nascimento compreendido entre 11/02/2008 e 10/07/2009;
  2. Estejam matriculados e frequentando efetivamente o Ensino Fundamental II, o ensino médio, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM URBANO), preferencialmente, nas redes públicas de ensino ou na rede privada com bolsa de 100% (cem por cento) dos custos.
Estejam preferencialmente, mas não exclusivamente, enquadrados nas categorias:
  • Oriundos de famílias monoparentais;
  • Oriundos de famílias cadastradas em programas de transferência direta ou indireta de renda (Por exemplo: Bolsa Família, Renda Menor Jovem, BPC, entre outros.);
  • Cumprindo medidas socioeducativas;
  • Apresentem defasagem na correlação série/idade;
  • Pessoas com Deficiência, e que, por meio de um processo seletivo inclusivo, e que lhe tenham garantido o direito de escolha, respeitando suas aspirações, interesses e talentos. Além disso, deverão estar preparados para participar ativamente do projeto, demonstrando um nível apropriado de envolvimento com os conteúdos delineados, visando ao progresso necessário para futuras oportunidades de estágio e desenvolvimento profissional;
  • Em tratamento do uso de álcool e outras drogas;
  • Participantes ou egressos de programas sociais especiais, tais como: vítimas de violência, exploração sexual e em situação de vulnerabilidade.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeS-fvfLFCH9UMOjQH_MaZYVJ9N0MZ-DeFAK_b6ywi7iiSrGw/viewform

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Estudo encontra grande teor alcoólico em pães de forma, o que pode causar multa no teste do bafômetro


Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor analisou 10 marcas de pão de forma vendidas nos mercados e revelou que algumas dessas marcas populares contêm altos níveis de álcool. Em três delas, a quantidade de álcool encontrada poderia fazer com que motoristas fossem flagrados por embriaguez em testes do bafômetro.

As marcas analisadas foram: Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold Sem Glúten, Wickbold Leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita.


Os pesquisadores descobriram que seis dessas marcas poderiam ser classificadas como alimentos alcoólicos, caso essa classificação existisse. No pão da Visconti, por exemplo, a porcentagem de álcool encontrada foi de 3,37%, enquanto na Bauducco foi de 1,17%. Já na Wickbold 5 Zeros foi de 0,89%. No Brasil, a legislação determina que bebidas com teor de álcool acima de 0,5% sejam consideradas alcoólicas.

Quantidade de álcool encontrada nos pães de forma:

Visconti - 3,37%
Bauducco - 1,17%
Wickbold 5 Zeros - 0,89%
Wickbold SG - 0,66%
Wickbold Leve - 0,52%
Panco - 0,51%
Seven Boys - 0,50%
Wickbold - 0,35%
Plus Vita - 0,16%
Pulmann - 0,05%
A pesquisa indica que consumir duas fatias de pão de forma da Visconti, da Bauducco ou da Wickbold, pode representar um risco para motoristas em testes do bafômetro.

O processo do álcool no pão

O processo de fermentação, que faz o pão crescer, produz álcool. Embora a maior parte evapore durante o cozimento, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor descobriu que algumas empresas utilizam um conservante diluído em álcool para evitar a perda do produto devido ao mofo, aumentando assim a durabilidade.

Essa quantidade deveria ser mínima e evaporar até que o pão chegasse ao consumidor, mas a pesquisa mostrou que isso não está acontecendo, possivelmente devido à quantidade de conservante usada.

Como o pão é um alimento extremamente perecível, para evitar um mofo, a indústria acaba usando conservantes diluídos em álcool, mas segundo esse estudo, a dose usada pode ser exagerada.

Segundo a legislação, um teste do bafômetro não pode registrar mais de 0,04 mg/l. De 0,05 mg/l a 0,33 mg/l é considerada infração gravíssima e acima disso é crime de trânsito.

A pesquisa avaliou o risco de um motorista ultrapassar o limite legal no teste após consumir duas fatias de pão. Três marcas representaram esse risco.

Marcas que colocariam motoristas em risco no teste do bafômetro:

Visconti - 1,69%
Bauducco - 0,59%
Wickbold 5 Zeros - 0,45%




quinta-feira, 11 de julho de 2024

Homem é preso durante operação policial em Itaguaí


Policiais do 24º BPM (Queimados) realizaram uma operação na comunidade Brisa Mar, no município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, nesta quarta-feira (10). Um indivíduo foi detido e uma pistola apreendida, além de um rádio transmissor e material entorpecente a ser contabilizado. 


quarta-feira, 10 de julho de 2024

Firjan SENAI abre quase 2 mil vagas em cursos técnicos de nível médio gratuito


Com o compromisso de proporcionar acesso à educação de qualidade, a Firjan SENAI está com inscrições abertas para 1.895 vagas gratuitas em cursos técnicos de nível médio para todo o estado do Rio. Os cursos técnicos abrangem diversas áreas e são distribuídos em unidades e centros de referência por todo o estado. Na Baixada Fluminense, há vagas em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Itaguaí.

Para ter acesso ao edital, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp, por meio deste link: https://bit.ly/gratuidade-senai e escolher a unidade de interesse.

As inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade Firjan SENAI escolhida, até 18 de julho, e serão encerradas automaticamente quando o número de inscritos atingir o limite de vagas oferecidas. As aulas terão início em agosto deste ano.

Há oportunidades em cursos técnicos de Automação Industrial, Construção Naval, Eletrotécnica, Mecânica, Desenvolvimento de Sistemas, Eletromecânica, Petroquímica, Segurança do Trabalho, Logística, Redes de Computadores e Planejamento e Controle de Produção.

“A qualificação técnica é essencial para a empregabilidade de jovens e adultos. Portanto, a Firjan SENAI está ofertando vagas gratuitas em cursos técnicos, visando ampliar as oportunidades de trabalho e de renda dos alunos. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade que atenda às necessidades do mercado de trabalho e contribua para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Rio de Janeiro”, destaca Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.

Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta seja de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.

Processo seletivo
A prova de seleção será realizada no dia 20 de julho de 2024, das 10h às 12h, consistindo em questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos devem apresentar comprovante de inscrição, documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.

Cronograma
- Inscrições: 24/06/2024 a 18/07/2024
- Prova: 20/07/2024 (10h às 12h)
- Divulgação da classificação: 26/07/2024
- Matrículas: 29/07/2024 a 05/08/2024

Não haverá cobrança de taxa de inscrição e matrícula. O resultado será divulgado na unidade Firjan SENAI onde o candidato realizou a prova. Em caso de empate, critérios de desempate incluem maior nota em Língua Portuguesa, maior nota em Matemática, maior idade e ordem de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas diretamente nas unidades Firjan SENAI ou por meio do link: https://bit.ly/gratuidade-senai.

Polícia prende quatro pessoas e apreende réplica de fuzil em comunidades de Itaguaí


Policiais do 24º BPM (Queimados) detiveram quatro indivíduos, durante uma operação nas comunidades Carvão, Weda e Engenho, em Itaguaí, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira (9).

Na ação, foram apreendidos rádios transmissores, uma réplica de fuzil e farto material entorpecente a ser contabilizado.

A ocorrência foi encaminhada inicialmente à 55ª DP (Queimados) e, posteriormente, encaminhada à 50ª DP (Itaguaí).


Polícia prende cinco pessoas em Itaguaí e apreende material entorpecente


Durante patrulhamento pela comunidade do Sem Terra, em Itaguaí, policiais do 24º BPM (Queimados) detiveram cinco pessoas, nesta segunda-feira (8). 

Na ação, foram apreendidos um rádio comunicador e grande quantidade de material entorpecente. 

A ocorrência foi encaminhada à 50ª DP (Itaguaí).

quinta-feira, 4 de julho de 2024

OAB-RJ constata falta de ar condicionado, problemas de energia, carência de servidores e processos parados em fóruns de Itaguaí


A Comissão da Celeridade Processual, da Seccional Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), fez diligências nos fóruns de Itaguaí, na Baixada Fluminense, nesta quinta-feira (04/07). Foram identificados problemas de estrutura, como falta de ar condicionado nas áreas comuns e irregularidades no fornecimento de energia, além de carência de servidores e prazos muito longos na tramitação dos processos judiciais.

A vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio participou das diligências e se comprometeu a levar as demandas da advocacia à administração e à corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Em Itaguaí, a Comissão da Celeridade Processual da OAB-RJ se deparou com morosidade, principalmente na 1ª Vara Cível, onde foram constatados processos há mais de 100 dias sem movimentação e cerca de 200 processos aguardando sentença. No cartório, foram identificados apenas dois servidores para um acervo de 5.800 processos.

“Vamos solicitar à corregedoria do TJRJ mais um funcionário para tirar esse acervo de mais de 100 dias. Estamos com uma morosidade muito grande no andamento dos processos. Soubemos que mandados de pagamento estão demorando até cinco meses para sair. Vamos pedir também mais um estagiário para a 2ª Vara Cível, onde há 6 mil processos em curso. Em Itaguaí, não tem ar condicionado nas salas comuns. A população e os advogados sofrem com o calor. Esse pleito será levado à administração do tribunal”, comentou a vice-presidente da OAB-RJ.

Polícia confirma que jovens encontrados mortos dentro de carro em Itaguaí foram asfixiados


A Polícia Civil confirmou que a causa da morte dos jovens, Júlia e Pedro, encontrados dentro de um carro em Itaguaí, na Baixada Fluminense, na noite de segunda-feira (01/07), foi asfixia por gás.

A principal linha de investigação sugere morte acidental, suspeitando que as vítimas tenham sido intoxicadas por monóxido de carbono, um gás emitido pelos escapamentos de carros movidos a gasolina, diesel ou álcool. Apesar da perícia no veículo ter sido realizada, serão feitos exames complementares para identificar a substância que causou a asfixia.

Familiares dos jovens serão ouvidos e a investigação está em andamento na 50ª DP (Itaguaí).

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Homem que realizava furtos é preso em Itaguaí

Policiais do PROEIS Itaguaí realizavam patrulhamento em alguns comércios da cidade na última segunda-feira (01/07), quando observaram um indivíduo com atitudes suspeitas. Logo depois, ele foi abordado e levado a delegacia por ter furtado comerciantes locais. Foram encontrados quatro facas na embalagem e quatro embalagens de repelente em sua posse.

A prisão aconteceu quando as autoridades aproximaram-se do suspeito com a viatura e o mesmo tentou fugir. No entanto, os policiais conseguiram abordá-lo antes e o flagraram com os itens roubados. O homem escondia as facas em sua calça e os repelentes em seu casaco.

Após o flagra, o indivíduo confessou o crime e foi levado até a 50ª DP junto com o dono do estabelecimento que foi vítima do furto. Lá ele foi reconhecido pelo crime feito naquele dia e em datas anteriores. 

Diante dos fatos, o criminoso foi levado à 55ª DP para ser efetuada a prisão.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Dois jovens são encontrados mortos dentro de um carro em Itaguaí


A polícia investiga a morte de dois jovens encontrados dentro de um veículo, durante a noite desta segunda-feira (01/07), em um local de mata fechada, em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

Segundo a Polícia Militar, eles foram identificados como Júlia Santos de Oliveira, de 17 anos, e João Pedro Ramos das Neves, de 20 anos.

Júlia tinha saído de casa de manhã para ir à escola, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e não deu mais notícias.

Os corpos não tinham sinal de violência, mas foram encontrados sem roupas, ambos no banco de trás do carro, que estava com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado, parado na Rua Pai Fabrício, no bairro Mazomba.

O laudo da causa da morte dos jovens ainda não saiu, mas a suspeita é que as vítimas tenham morrido por uma intoxicação por monóxido de carbono, que seria um gás que teria saído do escapamento do veículo, invisível e sem cheiro, se torna fatal em lugares fechados.

A Polícia Civil investiga a causa da morte para esclarecer o que de fato aconteceu.

O caso é investigado pela 50ª DP (Itaguaí).