Uma denúncia sobre guarda de animais silvestres em Itaguaí chegou ao conhecimento do Policiamento Ambiental na manhã desta quarta-feira (05/06). Com isso, os policiais da unidade mais próxima foram até o local e apreenderam 20 pássaros da fauna silvestre brasileira que estavam sendo mantidos em cativeiro.
De acordo com a equipe, a casa denunciada está localizada no bairro Brisamar e em seu terreno haviam diversas gaiolas penduradas e alguns apetrechos utilizados para caçar animais, como cinco alçapões armados para captura de pássaros e uma gaiola arapuca.
Além dos materiais, ao todo foram encontrados 20 aves, sendo elas oito coleiros, seis tizis, dois trinca ferros, um azulão, um galinho da serra, um melro e um pintassilgo, todos sem anilhas de identificação. O responsável pelos animais, ao ser questionado acerca das documentações necessárias, informou não as possuir, sendo então encaminhado à 50ª DP para registro da ocorrência.
Após ser gerado um auto de encaminhamento, os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), serão soltos no habitat natural depois de receberem o tratamento adequado.