terça-feira, 29 de agosto de 2023

ETA Guandu volta a operar com 100% da capacidade após paralisação emergencial


A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, voltou a operar com 100% da capacidade às 4h17 desta terça-feira (29/8). O funcionamento da unidade foi interrompido no início da manhã de ontem (28/8) devido à presença de surfactantes (composto presente nos detergentes) no Rio Guandu.

Após o retorno integral da produção de água, o abastecimento pode levar até 72 horas para normalizar completamente nas regiões atendidas pelo sistema, que incluem os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), investigam a origem do descarte do material.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Homem é preso com pistola sem autorização de porte em Itaguaí


Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem que estava armado com uma pistola 9mm na noite desta segunda-feira (21 de agosto). 

A equipe fazia fiscalização na BR-101, em Itaguaí, quando abordou um veículo de passeio. O motorista informou que estava portando uma arma de fogo e que tinha o seu registro.

Foi verificado o documento de registro, mas não foi apresentada a autorização do porte, (documento que lhe concede tal prerrogativa), ocorrendo a prisão do condutor.

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Judiciária.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Acusado de estupro é preso em Itaguaí


Um homem de 40 anos foi preso pelo crime de estupro de vulnerável, nesta quinta-feira (17 de agosto), em Itaguaí, na Baixada Fluminense. Os policiais da 50ª DP (Itaguaí) capturaram o acusado na rodovia Rio-Santos, na altura do bairro Brisamar. A ação contou com o apoio de policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança.

Após trabalho de monitoramento do Setor de Inteligência, os agentes constataram a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto. O preso não ofereceu resistência.

Após a formalização dos trâmites legais, o acusado foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Câmara de Itaguaí contrata empresa por R$ 1,6 milhão para implementar a nova TV da Casa


Por R$ 1 milhão e 660 mil a Câmara Municipal de Itaguaí, na Baixada Fluminense, aprovou a contratação de uma empresa de comunicação para desenvolver a implementação da nova TV Câmara. A Câmera 2 Vídeo Filmes Ltda terá contrato válido por um ano. A escolha pela empresa se deu por adesão a ata de registro de preços, não por licitação. 

A publicação do acordo ocorreu no dia 26 de maio no Diário Oficial da Câmara. Os serviços contratados incluem locação, instalação e manutenção preventiva e corretiva do sistema de TV.

A Mesa Diretora da Câmara chegou a aprovar a medida.

Questionada sobre o motivo da contratação da empresa, já que o Senado Federal disponibiliza um sistema gratuito de transmissão e porque o contrato foi feito sem licitação, a Câmara dos Vereadores da cidade não respondeu a reportagem da Band e o espaço segue aberto para um posicionamento. 

Via Band

Homens em situação de rua são detidos com facas durante briga no Centro de Itaguaí


Dois homens em situação de rua foram detidos por agentes do Segurança Presente, no Centro de Itaguaí, na Baixada Fluminense, neste último fim de semana.

Moradores denunciaram que eles estavam brigando e cada um com uma faca, com mais de 10 centímetros, em mãos.

Os dois foram conduzidos à delegacia e posteriormente liberados. Apenas os objetos permaneceram apreendidos.

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Itaguaí Presente prende homem com mandado de prisão em aberto por roubo


Um homem, que possuía uma mandado de prisão em aberto, foi preso, na tarde da última terça-feira (08/08), por policiais militares do programa Segurança Presente, em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

A prisão aconteceu após uma abordagem dos agentes ao elemento, onde foi constatado, através de uma consulta no sistema, que o mesmo tinha uma mandado em aberto pelo artigo 157 do Código Penal, que trata do crime de roubo.

A guarnição procedeu com o homem à 50ª DP, posteriormente à 52ª DP, onde o acusado permaneceu preso e à disposição da Justiça, após o registro da ocorrência.


Por Notícias de Itaguaí

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Acusado de matar a própria esposa é preso em Itaguaí


Um homem foi preso, nesta sexta-feira (04/08), em cumprimento de um mandado de prisão temporária, expedido pela Justiça. Ele é acusado de cometer um feminicídio, em Itaguaí, na Baixada Fluminense. O suspeito teria matado a própria esposa e apresentado diversas versões sobre o caso. 

Andrea Dias Bruno Torres, de 52 anos, deu entrada no Hospital Municipal Francisco Xavier, na madrugada da última quinta-feira (03/08), já em óbito. De acordo com a equipe médica, a vítima estava muito machucada e não resistiu aos ferimentos.

Em um primeiro momento, o marido relatou que o casal havia sofrido uma tentativa de assalto e que ele, que seria policial, teria reagido e trocado tiros com os supostos assaltantes, tendo a mulher ficado ferida. Versão que foi alterada pelo próprio companheiro, que disse não ser policial e que ele teria se assustado com os gritos da vítima, em razão do suposto roubo, o que o teria feito dar marcha ré no veículo e atingir a mulher. Já na sede da DHBF, ele apresentou uma terceira versão. Após ser ouvido, o homem foi liberado e chegou a acompanhar o sepultamento de Andrea, no Cemitério Padre Cezare Vigezzi, mais conhecido como Cemitério do SASE.

No entanto, durante a investigação da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, os agentes tiveram acesso à câmeras de segurança, ouviram depoimentos de testemunhas e realizaram uma perícia na casa do casal, o que desconstruiu todas as versões apresentadas pelo acusado.

De acordo com a DHBF, foi evidenciado que o casal não sofreu qualquer tentativa de assalto ou ameaça na rua de sua residência, estando ambos sozinhos no momento em que a vítima foi morta. Diante do que foi apurado, a autoridade policial representou pela prisão temporária do autor, que foi deferida pela Justiça e cumprida nesta sexta-feira.


Por Notícias de Itaguaí
Foto: Divulgação

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Aluna mais velha da rede estadual do RJ completa 86 anos e ganha festa de aniversário surpresa em Itaguaí


A aluna mais velha da rede estadual de ensino do Rio, Ignácia de Carvalho do Carmo, conhecida como Dona Naná, completou 86 anos. Ela estuda no Colégio Estadual Clodomiro Vasconcelos, em Itaguaí, na Baixada Fluminense. Para comemorar, os alunos da 2ª série do curso de Formação de Professores fizeram uma festa surpresa, com direito a bolo, guaraná, balões, salgadinhos, docinhos, flores e cartão de feliz aniversário.

Dona Naná vibrou com os parabéns, e diz estar vivendo a melhor fase da vida.

“Posso dizer que estou nas nuvens. É como se eu estivesse anestesiada, de tanta felicidade. Eles conseguiram me enganar direitinho. Tinha muito medo da velhice, mas, se soubesse que seria tão feliz nesta fase, com certeza, ia querer ficar mais velha antes”, afirma a aniversariante.

A idosa, que é o xodô da turma, tem o hábito de sentar-se na primeira carteira e recebe o carinho de todos.

“Ela não perde uma explicação dos nossos futuros colegas de profissão. Ajudamos Dona Naná na didática, e ela ajuda a gente na vida. Estamos aqui para ajudar uns aos outros. Costumo falar que Dona Naná é a nossa mãe, avó, melhor amiga... Sabemos que esse sentimento é recíproco, porque ela fala que somos o xodó dela”, conta Maria Eduarda Inácio.

Dona Naná recebe o carinho dos colegas de turma - Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaguaí

Ao ser perguntada sobre qual é o desejo para começar o novo ciclo, Dona Naná responde que deseja saúde para realizar o seu sonho de menina, que é o de se tornar professora.

“Está quase chegando. Ano que vem consigo me formar! Se me falassem isso, há um tempo, eu não acreditaria. Só tenho que agradecer a Deus e a todos que colaboram diariamente para que isso possa acontecer”, acrescenta a idosa.

Infância difícil

Filha de lavradores, aos 8 anos, Ignácia ganhou uma enxada de presente do pai. Na infância, ela só frequentou a escola durante um ano. Na adolescência, aos 17, veio o casamento, que durou mais de meio século. Somente 16 anos após a morte do marido, que Dona Naná voltou a estudar, e está muito animada para o futuro.

“Permaneça nos seus sonhos, lute pelos seus objetivos, seja honesto e leal. Nunca desista. Se você realmente quiser, lute que você vai conseguir realizar”, aconselha a mais experiente aluna dentre os quase 700 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Com sorriso no rosto, Dona Naná vibrou com os parabéns - Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaguaí

Via g1