ITAGUAÍ - A terceira escola da Baixada Fluminense a finalizar as obras de reestruturação para se tornar E-Tec foi o Ciep 498 Irmã Dulce, em Itaguaí. A unidade passa, agora, a contar com espaços tecnológicos e sustentáveis para que os alunos tenham acesso a ferramentas inovadoras de ensino e aprendizagem. A Secretaria estadual de Educação (Seeduc) já entregou Cieps E-Tec em Nova Iguaçu e em Duque de Caxias.
As alterações estruturais de 18 Cieps da Baixada Fluminense e outros 32 espalhados pelo Estado do Rio fazem parte do investimento de aproximadamente R$ 150 milhões para melhorar a qualidade do ensino público fluminense. São, ao todo, 24 mil estudantes beneficiados na capital e no interior.
No Ciep Irmã Dulce, os 600 estudantes do ensino médio vão dispor de um ambiente mais moderno e inclusivo, além de ter, agora, segundo a Seeduc, painéis solares, sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira para reforço da alimentação de estudantes e famílias.
As unidades E-Tec também passam a ter internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual — as chamadas salas makers, que incentivam a criatividade, o estudo de projetos e a aproximação com o mundo do trabalho.
Estudante do 2º ano do ensino médio e futuro militar, Victor Hugo, de 17 anos, conta estar surpreso com a reestruturação da escola. Bastante animado, ele diz que o Ciep está “esplêndido”:
— Se eu pudesse definir como está o Ciep 498 em uma palavra seria esplêndido. Nossa, a escola está incrível! É inacreditável. Estou adorando todas as tecnologias.
O governo do estado anunciou o programa E-Tec em junho. A escolha das unidades foi realizada por análise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos locais com situação de maior vulnerabilidade social.
Entre os recursos tecnológicos que fazem parte do projeto, também estão distribuição de chromebooks, conexão à internet de alta qualidade, e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual e robótica.
Em Nova Iguaçu, o Ciep 333 Cacilda Becker também teve as melhorias entregues pela Seeduc e tornou-se uma E-Tec no início de julho. A escola fica no Bairro Jardim Fonte São Miguel.
A primeira escola entregue foi o Ciep 035 Marechal Henrique Teixeira Lott, em Duque de Caxias, também no início de julho.
Via: Jornal Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário