Um posto e duas instaladoras de kit-gás foram interditados
ITAGUAÍ - O Procon-RJ realizou a segunda ação da operação conjunta de combate a irregularidades de GNV no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (17 de agosto), foram fiscalizados quatro postos de combustível localizados em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, e no município de Itaguaí, na Região Metropolitana do estado. Um deles foi interditado pela Naturgy por indícios de manipulação no sistema de medição.
A fiscalização também foi realizada em quatro instaladoras de GNV em Campo Grande. Duas foram interditadas por ausência de autorização do órgão competente. De acordo com o Procon-RJ, veículos irregulares, que poderiam trazer riscos à segurança da população, foram apreendidos enquanto abasteciam nos postos.
"As ações ocorrem de forma integrada justamente para garantir a segurança dos consumidores e funcionários e evitar acidentes como os que ocorreram em menos de um mês, o consumidor deve estar em dia com a manutenção do licenciamento do veículo e, principalmente, buscar instaladoras credenciadas", explicou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.
Os fiscais verificaram possíveis fraudes de quantidade e qualidade do combustível, além de documentação e condições dos veículos, como, por exemplo, se possuem o selo obrigatório do Inmetro no cilindro e na documentação. Também é checado se o selo pertence ao veículo.
Já nas instaladoras de kits GNV, os agentes do Procon-RJ investigaram se elas possuíam a documentação necessária, principalmente a autorização do órgão competente. Somente duas delas apresentaram o documento.
As empresas autuadas responderão processo administrativo, tendo o fornecedor 15 dias para apresentar defesa. Os veículos apreendidos pelo Detro foram levados aos pátios localizados em Vargem Grande e Engenho da Rainha. Eles ficarão no local até que as irregularidades sejam sanadas.
A operação continua nesta semana em conjunto com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Equipe Foco, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e Naturgy.
Via: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário