ITAGUAÍ - A Prefeitura de Itaguaí iniciou a distribuição de um instrumento importante para a turma com mais de 60 anos: a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O documento, criado pelo Ministério da Saúde, começou a ser entregue nas unidades de Estratégias de Saúde da Família (EFSs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Na caderneta serão registradas informações sobre as condições de saúde, o que auxiliará os profissionais de saúde na elaboração de ações necessárias para a prevenção, promoção e reabilitação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, antes de o idoso ter acesso ao instrumento, é preciso que ele passe por avaliação multidimensional, procedimento que deve ser agendado na unidade de saúde mais próxima de sua casa.
“É uma avaliação que não é simples. Abrange vários aspectos dessa população e vai ser feita aos poucos, até que a gente consiga alcançar essas pessoas de todos os territórios de Itaguaí”, explica Daniele Aparecida, coordenadora do Programa de Saúde do Idoso do município.
Segundo ela, antes de a Prefeitura iniciar a entrega, houve capacitação dos profissionais das ESFS e UBSs. Esta semana, será definido um plano estratégico de como será feita a distribuição no âmbito das UBSs.
Censo
Conforme o último censo do IBGE, Itaguaí tem população idosa estimada em 13 mil pessoas.
“Ter a Caderneta de Saúde é fundamental. Em qualquer unidade de saúde que ele for, ambulatório, hospital emergência, todas as informações estarão, como medicação, queda, alergias, vacinas, pressão, glicose dentre outras”, conclui Daniele.
Via: PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário