ITAGUAÍ - Para aumentar a cobertura vacinal contra a influenza e o sarampo, a Prefeitura de Itaguaí montou uma força-tarefa para levar a imunização até as creches do município. A ação começa nesta sexta-feira (13 de maio) e vai até o fim do mês. Ao todo, 16 unidades serão visitadas.
O objetivo é proteger 1.952 crianças, na próprias unidades que frequentam, contra essas doenças evitáveis com vacinas. A faixa etária vai de 6 meses a 5 anos incompletos.
Segundo a Secretaria de Saúde, para que essa iniciativa seja possível, as equipes de imunização vão atuar em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura e o Programa de Saúde na Escola (PSE).
“A vacina contra influenza há 24 anos garante proteção para os indivíduos mais suscetíveis a condições de agravos da doença, e as crianças de 6 meses a 5 anos representam essa parcela. E para garantir a cobertura desse público tão importante, vamos até eles nas creches”, ressalta a coordenadora de imunização, Núbia Graziela Archanjo.
Ela lembra que o sarampo é um vilão conhecido, por isso é tão importante combatê-lo. “Ele quer espaço de novo, mas é nosso dever impedir. Neste momento, aproveitamos a campanha de influenza e de sarampo e faremos essa dobradinha de proteção”, acrescenta.
“Entendemos que precisamos criar uma estratégia para que a vacinação alcance o percentual das crianças que não foram vacinadas, cujos os pais não entendem a importância da vacinação ou não tiveram oportunidade de ir até uma unidade de saúde para vacinarem seus filhos. A imunização é um direito das crianças e nós queremos garantir que esse direito seja preservado”, conclui Amanda Menezes, coordenadora do PSE.
A campanha começou em abril. O dia D aconteceu no último sábado, 7 de maio.
Via: PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário