ITAGUAÍ - O Centro Municipal de Especialidades (Cemes), por meio do Programa de Controle de Diabetes, realizou, nesta quarta-feira, “Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida”, um mutirão com consulta de enfermagem. A Secretaria de Saúde prevê a realização de mais quatro ações nas próximas semanas.
A medida tem como objetivo fazer busca ativa e avaliação das necessidades dos pacientes, determinando se possuíam exames. Quem estava com exames em mãos foi encaminhado para o atendimento especializado: o endocrinologista. Quem não apresentou exames recebeu um pedido para realizá-los.
Moradora do Brisamar, Sandra Pereira da Silva fez questão de levar a mãe, de 77 anos, para este acompanhamento.
— Ela já é atendida normalmente, mas, hoje, ela se pesou, verificou a pressão e mediu a glicemia. Esta é uma doença com a qual não podemos relaxar — afirmou.
— É a minha primeira vez no programa de diabetes. Fui bem recebida aqui pelas equipes e já fui encaminhada para o endocrinologista — celebrou a moradora Adriana Aleixo, lembrando ser diabética há dois anos e que faz acompanhamento na Clínica da Família.
Segundo a coordenadora do Cemes, Luciângela Xavier, foram convocados para este mutirão mais de 80 pessoas que estavam no Sisreg.
—Nosso objetivo foi para dar uma resposta mais rápida para a população que estava aguardando — explicou a coordenadora.
Polo do pé diabético
Agora também funciona no Cemes, o Polo do Pé diabético. O setor conta com suporte de endocrinologista, angiologista e equipe de enfermagem. O serviço é fundamental para evitar que pacientes diabéticos com ferimento nos pés evoluam para um quadro mais grave, de amputação. Com tratamento e acompanhamento adequados, o risco diminui.
Mais informações
Para obter mais informações sobre o programa e o mutirão, entre em contato pelo telefone: 3782-9008. Se preferir, procure o Cemes às quartas e sextas-feiras, às 14h.
Via: PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário