ITAGUAÍ - A Prefeitura de Itaguaí realizará, no período de 4 de abril a 3 de junho, duas importantes campanhas de vacinação no município, contra gripe e sarampo. A vacinação acontecerá em 17 unidades de saúde, sempre das 13 às 16h. A vacina contra a gripe será disponibilizada para grupos prioritários (veja o calendário abaixo). Já a de sarampo, será destinada a crianças e trabalhadores da saúde.
– A campanha contra o vírus influenza é histórica e de bons resultados. Já provou sua eficácia. Ela é voltada a um grupo prioritário mais suscetível à gravidade e, por isso, deve estar protegido. Estávamos no caminho da erradicação do sarampo, mas a doença voltou. Por isso, é importante vacinar para mantermos a doença longe da gente – acentua a coordenadora de imunização Núbia Graziella Archanjo.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 17 unidades de saúde ao longo das campanhas: ESF Chaperó, UBS Chaperó, ESF Mazomba, ESF Centro, ESF Odenit Maia, UBS Vila Margarida, UBS Brisamar, UBS California, ESF Ilha da Madeira, ESF Santa Cândida, ESF Teixeira, ESF Piranema, UBS Engenho, UBS Mangueira, UBS Vista Alegre, ESF Coroa Grande e Clínica da Família Ibirapitanga.
Segundo a pasta, o Dia D, de mobilização nacional para ambas as vacinas, será em 30/04 e 28/05, das 8h às 17h. Neste caso, as unidades de saúde que irão vacinar a polução são as seguintes:
UBS Chaperó, ESF Mazomba, ESF Centro, ESF Odenit Maia, UBS Vila Margarida, UBS Brisamar, ESF Santa Cândida, ESF Teixeira, UBS Engenho, UBS Mangueira, ESF Coroa Grande e Clínica da Família Ibirapitanga.
O calendário
Primeira etapa (entre os dias 04 de abril e 30 de abril).
– Idosos com 60 anos ou mais;
– Trabalhadores da saúde;
Segunda etapa (entre os dias 02 de maio e 03 de junho)
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
Sarampo
O Ministério da Saúde reforça também a importância da vacinação contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses, adultos até 29 anos e trabalhadores da saúde independente da idade.
Via: PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário