ITAGUAÍ - Enquanto a alta de 50% nos preços do gás canalizado para o Rio de Janeiro segue suspenso pela Justiça, os consumidores da Naturgy terão de encarar uma alta de até 11% a partir deste sábado (11 de fevereiro) nas contas. Vai subir também o gás usado para abastecer veículos, o GNV.
Os aumentos médios serão de 8,675% para a CEG (na capital do Rio) e de 11,065% para a CEG Rio (nas cidades da região metropolitana).
O aumento foi aprovado na última quinta-feira pela Agenersa, órgão regulador do setor no Rio, em reunião extraordinária. Segundo a agência, os reajustes não descumprem decisões liminares, ainda vigentes, que determinou, a manutenção das atuais condições de fornecimento e preço do gás por parte da Petrobras.
Para a agência, os contratos da Petrobras com a concessionária têm aditivos que atrelam o preço do insumo ofertado ao valor do petróleo, que subiu de U$ 68 para U$ 90 entre novembro de 2021 e 10 de fevereiro de 2022. "Também se deve levar em conta a variação cambial do dólar, que impacta no cálculo do preço final", disse a agência.
Segundo a agência, o reajuste tarifário repassa o custo da molécula ao consumidor final, respeitando o acordo firmado entre Petrobras e concessionárias em 2008.
Via: Jornal Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário