ITAGUAÍ - A Prefeitura de Itaguaí tem previsão para o retorno às aulas e de forma 100% presencial da rede municipal de ensino para o dia 14 de fevereiro. e, neste primeiro momento, conforme planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as 62 unidades escolares funcionarão em horário reduzido: das 7h30 às 10h30.
— Toda criança vai ter que voltar. Só não volta aquele aluno que tem laudo médico que comprove o impedimento de retorno. Para isso, estamos tomando todos os cuidados necessários relacionados à Covid-19. Queremos garantir aos nossos alunos e a comunidade escolar uma educação de qualidade e ao mesmo tempo segura declara a secretária de Educação, Nilce Ramos.
Segundo a secretária, as escolas já estão abertas e o ano letivo em Itaguaí iniciou no dia 2 de fevereiro. Os nossos professores estão em formação, os pais [de alunos] estão sendo recebidos e acolhidos nas escolas, com orientações sobre o retorno às aulas afirma, lembrando que na segunda-feira (07 de fevereiro), houve uma reunião com pais e responsáveis de alunos em suas respectivas escolas.
Nilce Ramos enfatiza, ainda, que as unidades de ensino estão preparadas para receber os alunos e profissionais de educação, pois todas elas passaram pelo procedimento de sanitização. A secretária adianta que alguns protocolos seguem valendo:
— Sim, como o uso de máscaras e a higienização constante das mãos, será seguido dentro das unidades de educação. Outra medida, é que as crianças terão sua própria garrafinha de água esclarece.
Atividades ao ar livre
A secretária de Educação informa que, na primeira semana de voltas às aulas que vai de 14 a 21, serão desenvolvidas atividades lúdicas, sendo na maior parte do tempo no pátio das escolas.
Em 2022, um dos desafios da Secretaria Municipal de Educação é recuperar a aprendizagem dos alunos.
— Tivemos perdas impossíveis de serem mensuradas. Nossas crianças ficaram dois anos afastadas da sala de aula, apesar de todas as atividades propostas, da intervenção, elas ainda não conseguem suprir a ausência do professor nesta interação de aprendizado. A gente acredita que esse momento é de recuperação da aprendizagem. É sondagem e diagnose para que possamos dar ao aluno aquilo que ele não conseguiu nesses dois anos de pandemia — finaliza Nilce.
Via: PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário