quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Vigilância em saúde realiza capacitação de agentes de endemias


ITAGUAÍ - A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta quinta-feira (04 de Novembro), no Teatro Municipal, um curso de capacitação para agentes de combate às endemias (ACEs). O treinamento, que conta com o apoio do Núcleo de Educação Permanente, traz a seguinte abordagem temática: “A biologia do mosquito Aedes aegypti e suas ações de combate”.

Entre outros objetivos, a iniciativa também serviu para promover o entrosamento entre agentes, supervisores e coordenadores, fundamental para o sucesso no trabalho.

– A ideia do curso hoje é equalizar os níveis de conhecimento de todos eles, ou seja, dar uma capacitação básica sobre a biologia do Aedes aegypti, do vetor, das principais situações onde podem encontrar dengue, chikungunya, e saber diferenciar os sintomas – explica o coordenador geral da Vigilância Ambiental, Rafael de Freitas.

Cerca de 70 agentes participaram do treinamento. Por medida de segurança sanitária, eles foram divididos em duas turmas: manhã e tarde.

– Alguns agentes trabalham há mais de 20 anos e conhecem bem o trabalho, mas tem esse pessoal novo que precisa desse suporte. Precisamos passar informações importantes para que eles possam conhecer um pouco mais a rotina dos ACEs – completa Rafael.

Atualmente, o município possui cerca de 130 profissionais de ACEs que atendem à população. Os agentes são divididos em 10 turnos de ações. Cada turma tem sua localidade específica de atuação.

Atribuições dos ACEs.

– Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde;
– Realizar ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com os ACS e as equipes de Atenção Básica;
– Divulgar, entre a comunidade, informações sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção coletivas e individuais.

Via: PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário