Esta semana é dedicada à prevenção do câncer bucal e, nesse sentido, a Prefeitura de Itaguaí reforça a importância do diagnóstico precoce para a cura da doença.
ITAGUAÍ - A orientação da Secretaria de Saúde é que o morador procure um dentista nas unidades básicas de saúde para o primeiro atendimento. Caso o profissional tenha alguma suspeita, ele vai fazer um encaminhamento direto para Centro de Especialidades odontológicas (CEO).
Lá, o estomatologista Alexandre Giannini – dentista especialista em doenças da boca – vai avaliar o paciente. Nos casos em que houver necessidade, ele fará uma biópsia. Após o procedimento, o material é levado para o departamento de Patologia Oral da UFRJ e o laudo sai em menos de 5 dias em média. O resultado é enviado por email para o CEO, que já antecipa com a regulação a inclusão do paciente no Sistema para hospitais como o INCA ou o Pedro Ernesto.
Fatores de riscos
O tabagismo é uma das principais causa do câncer de boca, seguido pelo etilismo, assim como a radiação solar UV também pode causar câncer de lábio e o HPV (o mesmo vírus que causa câncer de útero) pode levar ao câncer nas amídalas e na parte posterior da língua.
Prevenção
Saiba que a prevenção ocorre de muitas formas: parar de fumar, a ingestão moderada de álcool, uso de protetor solar labial, chapéu e evitar o sol entre as 10h e 16h, além de uma dieta rica em frutas, verduras e legumes cozidos e uma boa higiene da boca.
Via: PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário