quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Agente comunitário: o vínculo entre a população e a Saúde


ITAGUAÍ - O Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem papel fundamental ao atuar nas comunidades, interligando os serviços de saúde à população. Em Itaguaí, esses profissionais percorrem toda a cidade, sendo uma figura de referência e porta de entrada da Rede de Atenção Básica.

E o trabalho das equipes é amplo, tem uma dura jornada: vai desde o cadastro das famílias, marcação de consultas, orientação sobre as formas de acesso ao SUS, dentre outros. Dependendo do caso, as visitas dos ACS nas casas acontecem uma vez por semana ou de 15 em 15 dias.

– Nós somos a primeira escuta. Vamos até as casas para ouvir os moradores, seus anseios, os problemas que eles têm. Nesse trabalho, a gente acaba descobrindo muita coisa. Tem coisas que conseguimos resolver, outras não! –  diz Ana Paula Torres, ACS há 12 anos em Itaguaí.

Ela, que trabalha no Engenho, completa: – É gratificante poder fazer um pouquinho, levar a assistência para quem tanto precisa. Amo o que faço.

Ana Paula explica ainda que, durante as visitas, as demandas são coletadas e, algumas delas, são passadas à enfermagem, responsável por avaliar, por exemplo, a ida de um médico da família à casa do paciente.

– Mas essa atuação não se restringe apenas profissionalmente. Em muitos casos, a pessoa é sozinha e enxerga nos ACS o amparo de que precisa, promovendo laços e, sobretudo, um vínculo forte -, completa Jeanne Borges, ACS que atua na região da Estrada dos Teixeiras, no Engenho.

Via: PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário