Crianças e jovens entre 8 e 19 anos, das redes públicas municipal e estadual de educação de Itaguaí e região, podem se inscrever para instrumentos de corda, percussão e flauta doce
ITAGUAÍ - Estão abertas as inscrições para novos alunos ingressarem na formação da Orquestra Sinfônica Juvenil de Itaguaí (OSJI), projeto que une música e educação para crianças e jovens entre 8 e 19 anos, estudantes das redes públicas municipais ou estadual de Educação de Itaguaí e região. A segunda etapa para a formação da OSJI está recebendo pré-matrícula para 60 novos alunos até 3 de setembro, pelo link http://bit.ly/INSCRICAOITAGUAI. Ao realizar o cadastro, o Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) entrará em contato com o responsável do aluno.
Com aulas de formação musical para os instrumentos de viola, violino, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce e percussão, a partir de 9 de setembro, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para celebrar o sucesso da primeira etapa de inscrições para a formação da Orquestra, que atendeu 68 alunos do município de Itaguaí, para instrumento de sopro, com aulas práticas iniciadas em 22 de junho de 2021, o IBME abre neste semestre mais 60 vagas para novos alunos, com aulas híbridas, ou seja, online e presenciais, sendo as aulas presenciais ministradas no Sítio Jonosake, na Rua Norma OkasakiInoue, nº 23, em Santa Cândida. O objetivo final é formar 128 jovens músicos de orquestra.
Desde 2017, jovens estudantes das mais diversas regiões do Rio de Janeiro fazem parte da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Esses jovens ainda compõem variadas formações musicais, orquestras sinfônicas, cameratas, coros etc, que se apresentam em salas de concerto de grande visibilidade, em que já dividiram o palco com muitos convidados especiais, artistas de grande prestigio no Brasil e no exterior. A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca também participou de intercâmbios internacionais na Espanha e nos Estados Unidos. “Estamos ansiosos para o início das aulas em Itaguaí. A educação e a música são meios concretos para a construção da transformação social, possibilitando aos alunos novos horizontes e resultados duradouros para eles e suas famílias”, comemora Denize Vieira, Presidente do IBME, sobre beneficiar crianças e jovens de Itaguaí com a formação musical.
Via: Jornal Atual
Nenhum comentário:
Postar um comentário