Técnicos da SMMAP estão orientando a população residente no entorno dos rios e canais que estão passando pelo processo de desassoreamento do projeto Limpa Rio.
ITAGUAÍ - Com o objetivo de acabar de vez com as enchentes e inundações que são recorrentes no município, a Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMMAP, está focando em atividades de educação ambiental para orientar a população a adotar medidas mais conscientes. A primeira ação aconteceu na Rua Orleans, no bairro da Ponte Preta, no último dia 13.
Uma equipe técnica foi até a região explicar aos moradores a importância de acondicionarem seus resíduos e colocarem os mesmos para coleta nos dias e horários específicos e também aproveitou para tirar dúvidas da população. De acordo com a SMMPA, desmatamentos, construções às margens dos rios e resíduos lançados de forma inapropriada também são algumas das atitudes que agravam essa situação.
Vale lembrar que, desde janeiro de 2021, a Prefeitura deu início ao projeto Limpa Rio, em parceria com o Governo do Estado, que tem como objetivo a limpeza dos canais e rios de Itaguaí. A ação já percorreu o Canal do Brejo, Rio da Guarda, Travessa União, Canal do Japonês , Canal Guanabara, Canal da Ponte Preta, entre outros. Diariamente são recolhidos mais de 700 toneladas de resíduos.
Para que os Rios continuem limpos a SMMAP orienta que a população faça sua parte adotando as seguintes ações:
- As margens dos rios estão sujeitas a transbordamentos. Não construa nessas áreas para evitar a inundação do imóvel;
- A vegetação é uma proteção natural, que reduz o deslocamento de terra e outros sedimentos das margens para o rio. Não a remova;
- Os resíduos descartados em locais inadequados causam a obstrução de bueiros, canais e rios. Separe seus resíduos em sacolas plásticas e coloque-os para fora somente nos dias e horários da coleta em seu bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário