ITAGUAÍ - A iniciativa do prefeito Dr. Rubem Ribeiro visa garantir a proteção ambiental da cidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por determinação do prefeito de Itaguaí Dr. Rubem Ribeiro, realizou, hoje (10 de fevereiro), uma ação de fiscalização na Porto Sudeste para verificar se a empresa está adequada às conformidades da legislação ambiental vigente, como decreta a Lei Federal n⁰ 9.605/98 e a resolução Conama n⁰357, entre outras.
A empresa, que é responsável pela maior atividade econômica de Itaguaí, realiza o carregamento de granéis sólidos, como minério de ferro e carvão, e pretende ainda explorar o escoamento de petróleo do Pré- Sal. Ou seja, operações sensíveis que podem causar grande impacto ambiental, por isso, a necessidade de vigilância constante.
Por mais de cinco horas, a equipe técnica da Secretaria visitou todos os setores do local, analisando como é realizado o despejo de efluentes, despejo de resíduos sólidos, armazenamento de produtos, entre outras atividades. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Shayane Barreto, o meio ambiente em Itaguaí irá receber a atenção que merece.
“Esta foi a primeira grande operação da Secretaria. Estamos seguindo as orientações do prefeito Rubão e a população pode esperar ações de fiscalização com mais frequência. Vamos começar a frear a degradação causada pelas grandes indústrias. Itaguaí agora terá uma proteção ambiental mais efetiva”, declarou a secretária.
Durante a ação de fiscalização de hoje a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou coleta de dados e, em breve, emitirá parecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário