terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Itaguaí faz publicação confusa sobre vacinação de idosos


Objetivo é organizar imunização contra a Covid-19 de acamados em casa, mas é preciso fazer cadastramento antes

ITAGUAÍ - Com uma postagem confusa na página da rede social Facebook na tarde desta segunda-feira (8), a Prefeitura de Itaguaí estabelece um cronograma e uma agenda de cadastramento de idosos que estejam acamados e em casa. O objetivo é, presume-se, indicar quais pontos da cidade estão aptos a receber os interessados em fazer o cadastramento dos idosos que estejam em casa e acamados (ou seja, sem condições de irem ou serem levados aos futuros postos de vacinação). Estas pessoas vão ser vacinadas em casa, conforme a prefeitura já havia avisado quando estabeleceu quais seriam os grupos prioritários no município.

O texto da postagem refere-se à vacinação de acamados em casa, mas arte refere-se às datas e aos postos de Estratégia de Saúde da Família ou Unidade Básica de Saúde, o que gera toda a confusão. Se os idosos estão acamados, como as datas referem-se aos postos?

Conforme está escrito no texto, o que se entende é que a vacinação será entre os dias 11 e 18 de fevereiro.

Porém, logo abaixo, a arte - ao que tudo indica - informa que as datas são referentes os postos que vão receber os interessados em fazer o cadastro:

11 de fevereiro – ESF Odenit Maia (Jardim América)
12 de fevereiro – UBS Chaperó (Chaperó Gleba A)
17 de fevereiro – ESF Piranema (Piranema)
17 de fevereiro – ESF Centro (Centro)
18 de fevereiro – ESF Centro (Centro)

O DIA procurou a prefeitura, via Secretaria Municipal de Comunicação, para esclarecimentos a respeito da postagem, mas não obteve uma nota oficial capaz de explicar as informações contraditórias. Como se trata, a princípio, de idosos acamados e em casa, depreende-se que a agenda se refere aos postos que vão receber interessados no cadastramento dos idosos (parentes, cuidadores etc), e não os próprios idosos.

AINDA SEM TOTAIS
A vacinação em Itaguaí segue com informações parciais. A última publicação do “vacinômetro” foi na quinta-feira (4), como sempre, na página de Facebook da prefeitura. Na ocasião, foi informado que 1899 pessoas haviam sido vacinadas (1693 delas são profissionais da saúde).

Não foi informado até o momento qual será a periodicidade da publicação do vacinômetro.

Da mesma forma, não foram divulgados cronogramas de imunização de outros grupos nem a totalidade de pessoas a serem vacinadas – em números – nos grupos prioritários. Deste modo, não se sabe qual percentual da população de Itaguaí já foi imunizada e quanto falta para a imunização total.

Ainda na quinta-feira (4), a prefeitura informou que depende do recebimento de mais doses das vacinas para divulgar mais detalhes.

Via: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário