quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ICN transporta peças da proa do submarino Tonelero


Acessos à Ilha da Madeira serão interditados pela Polícia Rodoviária Federal a partir das 9h desta quinta-feira (22), conjunto pesa 620 toneladas

ITAGUAÍ - A Itaguaí Construções Navais (ICN), que constrói cinco submarinos para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (Prosub), comanda com parceiros nesta quinta-feira (22) uma operação de transporte de 620 toneladas de aço, o que equivale ao peso de 10 tanques de guerra ou 620 carros populares. Trata-se de um conjunto de seções (2B, 3 e 4) do submarino S42 Tonelero, o terceiro a ser construído. Serão aproximadamente nove horas de percurso, em um trajeto de 4,5 quilômetros, da fábrica para o estaleiro, envolvendo a atuação de diversas equipes operacionais, desde técnicos da ICN até o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), batedores da Marinha, Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Itaguaí, dentre outros colaboradores.

Por causa da operação de transporte das peças, os acessos à Ilha da Madeira serão interditados a partir das 9h, com o apoio da PRF.

As peças, já unidas, compõem a parte frontal do Tonelero, sendo responsáveis por abrigar as acomodações dos tripulantes (2B), sala de controle da embarcação (3) e os tubos de torpedo (4), identificadas conforme a imagem a seguir:


O conjunto é maior do que a estátua do Cristo Redentor. As peças foram construídas com de mão de obra 100% brasileira pela ICN, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas, ao lado da Nuclep. Segundo a divulgação da ICN, as seções representam um marco para a indústria naval e para o setor de defesa do país. Graças à sua construção, houve avanço da engenharia nacional e na capacitação de milhares de trabalhadores brasileiros que absorveram bem a transferência de tecnologia francesa. Hoje, o Brasil pode não somente fabricar submarinos, mas também desenvolver complexos projetos navais inteiramente nacionais.

Via: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário