quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Família desabrigada por conta das últimas chuvas deixa escola


ITAGUAÍ - A última família desabrigada por conta das chuvas de fevereiro deixou a Escola Municipal Wilson Pedro na tarde desta terça-feira (4). Um casal e seus três filhos deixaram a unidade de ensino, onde permaneceram por cinco meses à espera do aluguel social, e finalmente seguiram para sua casa com a ajuda da Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Itaguaí.

O pai de família conta que chegaram à escola no dia 19 de março e que perderam tudo, ficando apenas com os documentos. Foi tanto tempo na unidade de ensino, que ele diz não acreditar que finalmente está indo morar em uma casa novamente.

A antiga casa da família foi totalmente destruída pela chuva que caiu entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março. Outras 18 famílias do Morro do Carvão também perderam seus lares e foram levadas, em um primeiro momento, para uma fábrica de salgados. Com as idas e vindas dos governos, os desabrigados tiveram problemas para resolver documentação e cadastro para o aluguel social. Nos 18 dias de atuação da primeira gestão do prefeito Rubem Vieira, os desabrigados foram levados para a escola Wilson Pedro. Com a volta da gestão passada, houve atrasos na formalização de cadastros e nem todas as famílias receberam logo o benefício do governo estadual.

A gestora da Assistência afirma que por conta dos atrasos que a gestão anterior deixou acontecer, os desabrigados só receberam o aluguel social em julho. Mas eles poderiam ter recebido em maio, já que os trâmites começaram no dia 23 de março. E assim mesmo, apenas 14 famílias receberam. Outras cinco ficaram sem e permaneceram na escola. Nesta sexta-feira, 7, todos vão receber o aluguel social. receberão também o Cartão Recomeçar para a compra de móveis.

A Prefeitura de Itaguaí vai continuar acompanhando as famílias, até que elas estejam reestruturadas e sem demanda social. A família conta que nunca vai esquecer o dia em que chegou em casa e viu que tinha perdido tudo e que até tudo que possui hoje, veio por meio de doações. Ainda assim, todos agradecem, porque consideram que ao entrar na casa nova, também terão nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário