terça-feira, 14 de julho de 2020

Primeira postagem na página oficial da Prefeitura de Itaguaí sob novo governo é para desmentir boato

No Facebook, texto afirma que ações de combate à Covid-19 terão como meta aperfeiçoar estratégias

A postagem em que a prefeitura rebateu o blog: guerra de informações promete se acirrar daqui para a frente - Reprodução internet - Página oficial Facebook PMI

ITAGUAÍ – A guerra já estava declarada, mas o controle dos canais de informação oficial mudou de mãos: a primeira postagem no Facebook da Prefeitura de Itaguaí no governo do recém-empossado Rubem Ribeiro (Rubem Vieira de Souza, Podemos), às 18h12 de sábado (11), foi para fazer um desmentido. Mais especificamente, uma postagem de uma página - também no Facebook - que dizia, dentre outras acusações, o seguinte: “Estão fechando o hospital de campanha de Itaguaí”. O texto que rebate a postagem diz: “É fake”.

O post que motivou o desmentido chama-se “Política RJ”, foi criado em 8 de maio de 2011, tem três administradores, cinco moderadores e cerca de 4,5 mil membros. A proposta da página é promover debates e discussões políticas. Embora não explicitamente voltado para assuntos municipais, muitos dos seus membros são personagens conhecidos da política itaguaiense.

No sábado (11), um dos administradores publicou, às 13h35, o seguinte: “Diário do Golpe em Itaguaí – 02. Estão fechando o hospital de campanha de Itaguaí. Os riscos da pandemia ainda não acabaram e o Governo dos vereadores liderados pelo Rubão está acabando com tudo que foi montado para o controle e atendimento dos afetados pelo coronavírus. As próximas semanas mostrarão o impacto disso tudo! O que eles farão com os recursos que o Governo Federal enviou para isso? Em breve mais capítulos!”.

A publicação da página “Política RJ” foi no dia seguinte à posse de Rubem Ribeiro, agora ex-presidente da Câmara Legislativa, consequência da cassação de Carlo Busatto Junior (Charlinho, MDB) e do vice Abeilard Goulart de Souza Filho (Abelardinho, PP). Ambos tiveram seus mandatos interrompidos depois que 16 dos 17 vereadores votaram a favor do relatório do vereador Vinícius Alves (Republicanos) na Comissão Processante 001/2020.

PREFEITURA CONTRA-ATACA

Com a gravidade das acusações, o novo governo publicou, horas depois, o desmentido: “É fake! Já não bastasse a Covid-19 e os problemas da pandemia, Itaguaí ainda enfrenta a “pandemia” de fakenews. Hoje (11) foi veiculado na web uma matéria criticando o novo governo por uma suposta desmobilização das ações públicas para combate do coronavírus. A nova Prefeitura de Itaguaí reafirma seu compromisso e garante já estudar formas de melhorias tanto nas aparelhagens para tratamento dos enfermos quanto no aperfeiçoamento das estratégias de combate ao corona”.

GUERRA PODE SE ACIRRAR

O post da página “Política RJ” avisa que novos capítulos estão por vir. A guerra de informações pode estar somente começando, principalmente porque há clara oposição e enfrentamento entre o grupo político que apoia o prefeito cassado e os demais, representados, principalmente, pelos 16 parlamentares municipais. As postagens e os rebates, ao que parece, vão continuar.

Via: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário