quinta-feira, 2 de julho de 2020

Itaguaí já realizou mais 5 mil atendimentos no Centro de Triagem para Covid-19


ITAGUAÍ - O Centro de Triagem para Covid-19 já realizou 5.811 atendimentos desde a inauguração pela Prefeitura de Itaguaí, no final de março, ainda com o nome de Centro de Referência para Síndromes Gripais. Até agora foram realizados 2.821 testes, dos quais 708 deram positivo para o novo coronavírus. A média de atendimento varia entre os dias úteis e os finais de semana. De segunda a sexta-feira, a unidade registra no mínimo 90 atendimentos diários, sendo que no final de semana esse número cai para 30.

O Centro de Triagem para Covid-19 funciona 24 horas no local da antiga UBS Centro, que teve seu atendimento transferido para outras unidades da Atenção Básica do município. O CT conta com uma equipe altamente qualificada composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem plantonistas, além da equipe administrativa.

De acordo com a coordenadora do CT, Bianca Nunes e a enfermeira responsável, Gisele Seixas Ribeiro, o atendimento na unidade é voltado para os pacientes que apresentam os sintomas gripais (tosse, febre, coriza e congestão nasal) há pelo menos oito dias. As pessoas que tenham tido os sintomas há mais tempo devem procurar uma unidade de Atenção Básica mais próxima de casa. Para ser atendido, é necessário ter em mãos a identidade, o CPF e um comprovante de residência.

Moradora de Chaperó, Andressa Barbosa, de 37 anos, procurou a unidade porque o marido foi diagnosticado com Covid-19. Ela elogiou o atendimento.

– O atendimento foi rápido. Acho legal essa estrutura, porque é mais organizado, não embola tudo, não tem tumulto – disse.

Integrando a equipe do Centro de Triagem desde maio, a enfermeira Etienne Serra destacou o planejamento feito pela Prefeitura para o enfrentamento ao novo coronavírus.

– Acredito que o Centro de Triagem tem se mostrado uma boa solução. Não tem fila, tumulto, o atendimento é rápido. Tudo funciona direitinho. Além disso, temos todo o suporte técnico e administrativo. Não tem problema que não seja resolvido – explicou.

UPA não atende casos de síndromes gripais

A Prefeitura de Itaguaí montou um protocolo de atendimento bem definido para poder atender e proteger a população da melhor forma possível. Para o combate à pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde possui o Centro de Triagem para Covid-19, Hospital de Campanha e o Hospital Municipal São Francisco Xavier. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está voltada para os demais atendimentos. Portanto, pessoas com síndromes gripais não devem procurar a UPA, somente o Centro de Triagem para Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário