quarta-feira, 24 de junho de 2020

Itaguaí tem bons índices, após Instituto de Segurança Pública divulgar dados de maio


Dos 23 principais itens relativos à área do município, 10 reduziram em comparação ao ano passado, mas estupros e crimes violentos aumentaram

ITAGUAÍ – Como faz todos os meses, o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulga os dados sobre segurança do estado do Rio de Janeiro, divido por áreas. Itaguaí faz parte da área denominada “Cisp 50”. Em maio de 2020, os números divulgados mostram que houve melhora em vários índices, e isto indica que a cidade esteve mais segura (ou menos perigosa) neste período em comparação com o mesmo período do ano anterior. O DIA apurou que de 23 itens principais, 10 tiveram redução, quatro ficaram zerados e dois permaneceram inalterados.

Criado pela Lei nº 3.329, de 28 de dezembro 1999, o ISP é uma autarquia vinculada diretamente à vice-governadoria do Estado. Com 20 anos de existência, o Instituto conta com grande conhecimento acumulado no desenvolvimento de metodologias de análise de dados relativos à Segurança Pública. Sua missão é produzir informações e disseminar pesquisas e análises com vistas a influenciar e subsidiar a implementação de políticas públicas de segurança e assegurar a participação social na construção dessas políticas.

Apesar da queda, chama a atenção alguns tipos de ocorrência que aumentaram, como por exemplo estupro (8), crimes violentos letais (7) e apreensão de drogas (10).

CRIME E PANDEMIA

Segundo informações do Instituto, a queda nos índices pode estar relacionada ao distanciamento social. De qualquer modo, em comparação com maio de 2019, os números principais são os seguintes:

O QUE DIMINUIU: ameaça, apreensão de adolescente, furto a transeunte, furto de aparelho celular, furto de veículos, furto em coletivo, roubo de rua, roubo de veículo, morte por intervenção de agente do estado, recuperação de veículos.

ZERADO: roubo de carga, latrocínio (roubo seguido de morte), policiais mortos em serviço, roubo a banco.

O QUE AUMENTOU: apreensão de drogas, prisão em flagrante, encontro de cadáver, estupro, furto de bicicleta, homicídio doloso (com intenção de matar), crimes violentos letais.

O QUE FICOU NA MESMA: homicídio culposo em trânsito, pessoas desaparecidas.

Quem quiser conferir com mais detalhes é só click neste link:  http://www.ispvisualizacao.rj.gov.br/index.html

Via: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário