terça-feira, 16 de junho de 2020

Hospital privado de saúde de Itaguaí tem pouca procura por atendimento de Covid


Hospital Cemeru chegou a ter 19 leitos de CTI, hoje está com 10, quatro deles ocupados

ITAGUAÍ - O Hospital Geral Cemeru Itaguaí, da iniciativa privada, foi inaugurado em 20 de dezembro de 2013. É a principal referência em atendimento médico-hospitalar por convênios com planos de saúde ou particular na cidade. Atende a diversas especialidades como oncologia, cirurgia geral, emergência etc. Para quem precisa – e pode pagar – a Cemeru tem estrutura para receber e atender bem pacientes de Covid-19 em diferentes graus de gravidade. Com quase 900 casos confirmados na cidade, o cenário atual no hospital, porém, é tranquilo, como informou a gerente administrativa Fabiana Guimarães.

CUIDADOS, TESTES E NÚMEROS

Segundo Guimarães, o paciente com suspeita de Covid-19 tem atendimento em área exclusiva, respeitando todas as normativas vigentes da Anvisa e do Ministério da Saúde. Assim que chega ao hospital, recebe atendimento prioritário e é submetido a uma classificação de risco realizada por enfermeiro treinado e equipe médica qualificada.

O teste é realizado em todos os pacientes internados com suspeita de Covid-19. O exame realizado atualmente é o de RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), que é feito colocando-se um cotonete longo na narina da pessoa. É o padrão-ouro na detecção de Covid-19.

Ainda de acordo com a gerente administrativa, a taxa de atendimento e ocupação de leitos nos últimos 10 dias teve redução estimada de 70%, tanto nas emergências quanto na unidade de internação.

Hoje o Hospital Cemeru dispõe de 20 leitos de CTI, sendo 10 para Covid-19 e outros 10 para demais patologias. Há algum tempo, eram 19 leitos para a doença. Um excedente de nove leitos foi fechado. Dos 10 disponíveis, quatro estão ocupados. Quanto aos respiradores, são 16, dos quais quatro estão em uso, justamente com pacientes de Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário