ITAGUAÍ - Reaberta aos moradores pela Prefeitura de Itaguaí no dia 25 de maio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município tem realizado normalmente o serviço de urgência e emergência 24 horas. Em 20 dias, foram registrados 2.049 atendimentos (assistente social, clínica médica e pediatria) na unidade.
A UPA conta hoje com 18 leitos (dois no isolamento, nove na sala amarela, quatro na sala vermelha e três na pediatria), cinco médicos (três clínicos gerais e dois pediatras) e uma ambulância que realiza o transporte de pacientes. O estoque de insumos está completo.
Raio-x precisa de laudo para começar a funcionar
Os exames de raio-x ainda não estão funcionando porque a UPA precisa de um laudo do Laboratório de Ciências Radiológicas da UERJ para habilitar o aparelho. Por conta da pandemia, o laboratório está com equipe reduzida, o que dificulta a emissão do documento. Os pacientes que necessitam do exame são encaminhados para o Hospital Municipal São Francisco Xavier. Nos casos graves, eles são levados de ambulância até a unidade.
Casos da Covid-19 não são atendidos na UPA
A fila da UPA não é organizada por ordem de chegada. Ela segue o processo de classificação de risco, que leva em conta a gravidade dos pacientes, sendo dividida em emergência, muita urgência, urgência, pouca urgência e não urgência.
Os casos de síndromes gripais não são atendidos na unidade. As pessoas que apresentam os sintomas são orientadas a procurar diretamente o Centro de Triagem para Covid-19, que fica na Rua Protógenes Guimarães, 106f – Centro (UBS Centro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário