terça-feira, 9 de junho de 2020

Artista plástico de Itaguaí vende em lives, abre galeria virtual a ainda ajuda os colegas


Arte que sobrevive graças à internet

ITAGUAÍ - Manoel Ribeiro Neto, 38 anos, morador de Chaperó, faz aquarelas e ilustração com nanquim, pinturas em tela com acrílica e esculturas, mas, com a pandemia, viu-se em apuros: perdeu um emprego, suas vendas despencaram e não seria mais possível expor como antes. Mas, com criatividade e acesso à internet, conseguiu driblar a crise e ainda ajuda os amigos.

“Fiquei desempregado, e durante 15 dias pensei no que faria para trabalhar para divulgar minha arte, porque não seria mais possível expor nas ruas, feiras e galerias. Foi quando tive a ideia de vender pela internet”, conta Manoel. A primeira coisa que ele fez foi remover todo o conteúdo pessoal e preparar uma página do Facebook para publicar fotos do seu trabalho, na maioria, pinturas com características das xilogravuras nordestinas típicas dos livros de cordel.

LIVES NA MADRUGADA

Formado em Belas-Artes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o artista se surpreendeu quando percebeu que conseguiu conquistar mais clientes e aumentar suas vendas, graças às lives e aos contatos que fez usando a rede social. Desde o início da quarentena, ele vendeu cerca de 20 quadros e sete esculturas. “Faço cerca de três lives por semana durante meu momento de criação, sempre durante a madrugada, que é quando eu crio. Então, as pessoas fazem contato interessadas em adquirir a obra”, explica Ribeiro.

Ele conta também que as vendas aumentaram porque muita gente que não conhecia seu trabalho passou a conhecer. Clientes da Europa e de outros estados do Brasil já adquiriram algumas obras, cujos preços variam de 90 a 2 mil reais, a depender do tamanho.

GALERIA VIRTUAL

Depois que a ideia deu certo, Manoel até encontrou tempo para ajudar os amigos e passou a expor os trabalhos dos colegas na sua galeria virtual no Instagram (@galeriadeartemanoelribeiro). “Eles também fazem isso comigo nas redes sociais deles. É um ajudando o outro, as coisas estão difíceis”, comenta Ribeiro.

Para quem quiser acompanhar as lives de Manoel Ribeiro ou quiser participar da galeria virtual criada por ele expondo seus trabalhos, a página do Facebook é www.facebook.com/ateliermanoelribeiro.

As dificuldades dos artistas e artesãos de Itaguaí são cada vez maiores, pois não têm onde expor e sequer podem comprar insumos para a criação dos seus trabalhos. Nos ambientes virtuais os artistas tentam sobreviver e ao mesmo tempo praticar a solidariedade, elemento fundamental nos tempos de hoje.

Via: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário