ITAGUAÍ - Fiéis encheram a catedral de Itaguaí, na Baixada Fluminense, para a missa de Domingo de Ramos, desrespeitando recomendações de isolamento social durante a pandemia de coronavírus. Apesar de a celebração ter sido transmitida ao vivo pelas redes sociais, vários idosos estiveram na Paróquia São Francisco Xavier na manhã deste domingo. Num momento da transmissão da missa, quando hóstias são distribuídas aos fiéis, é possível ver pelo menos 30 pessoas passando na frente da câmera, que está virada para o altar.
Em outros momentos, também é possível perceber a grande presença de fiéis no local. Uma grande quantidade de vozes é ouvidas no momento em que músicas são tocadas. No momento do ofertório, um homem leva uma cesta com ofertas feitas pelos fiéis presentes.
Antes da realização da missa, o bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes fez um apelo para que os fiéis não deixassem de celebrar o Domingo de Ramos, mesmo que em casa. "Queridos irmãos e queridas irmãs, deixo para todos vocês uma mensagem e a Bênção do Domingo de Ramos. Faça de sua casa uma Igreja Doméstica. Neste tempo de quarentena, não deixemos de celebrar. Arrume um altar em sua casa com os ramos, a Bíblia, a vela, a Imagem de Nossa Senhora e o Crucifixo."
Pelas redes sociais, frequentadores da paróquia comentaram que gostariam de estar presentes, mas não foram por conta da pandemia de coronavírus. "Queria tá aí. Mas não posso, preciso proteger meu filho, tenho medo de trazer o vírus para casa", afirmou uma fiel.
O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, assinou um decreto no último dia 16 desobrigando fiéis a comparecerem a missas dominicais. O equipe de jornalista tentou contato com a diocese de Itaguaí para saber qual foi o direcionamento dado aos fiéis para a missa deste domingo, mas não obteve sucesso.
Via Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário