Unidades de atenção básica serão a porta de entrada para os pacientes com sintomas do covid-19
ITAGUAÍ - A Prefeitura de Itaguaí reuniu coordenadores e enfermeiros das unidades de atenção básica no Centro Educacional de Itaguaí (CEI) para passar as instruções sobre como será o fluxo de atendimento de pacientes com suspeita de coronavírus (covid-19) no município de acordo com as normas e diretrizes do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde orientou e tirou as dúvidas dos profissionais sobre como identificar os sintomas da covid-19, o jeito correto de fazer a notificação do caso suspeito, o controle de insumos e medicamentos utilizados, como explicar a doença para comunidade e a importância da observação da área de atendimento.
A principal recomendação repassada durante a reunião foi em relação ao primeiro atendimento. A pessoa que apresentar os sintomas do coronavírus (ver abaixo) deve inicialmente ficar em casa, isolada de familiares e amigos, durante 14 dias. Caso os sintomas se agravem, procurar a unidade de saúde (ESF, UBS ou Clínica da Família) mais perto de sua casa. Lá, o paciente será atendido por profissionais devidamente capacitados que irão identificar o problema e, em caso de necessidade, fazer o encaminhamento para o Hospital Municipal São Francisco Xavier.
A reunião contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Zóia; do subsecretário Syrtho Ferreira da Costa Júnior; da diretora de Atenção Básica, Heloísa Helena; e do coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Jadir Neto, que ao lado do coordenador geral de Farmácia, Bruno Oliveira da Silva, passou as orientações aos profissionais presentes.
Sintomas do coronavírus
- Febre
- Coriza
- Tosse
- Dificuldade para respirar
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário