terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Itaguaí na Luta Contra o Sarampo


Secretaria de Saúde continua com rotina de vacinação nos postos da cidade

ITAGUAÍ - A Secretaria de Saúde de Itaguaí tem dado continuidade à vacinação contra o sarampo. Atualmente, o município intensificou a imunização em bebês com idade entre seis e 11 meses e 29 dias de vida, além de prosseguir com a rotina nos postos para população de um até 49 anos. Quem ainda não se vacinou deve procurar uma unidade de saúde próxima, com a caderneta de vacinação e o cartão do SUS, para tomar a dose (duas para quem tem entre um e 29 anos; e uma para quem tem entre 30 e 49 anos).

O sarampo é uma doença contagiosa, transmitida pelo vírus Measles morbillivirus através da fala, tosse ou espirro. Com aparecimento após 10 ou 15 de exposição, os sintomas são mal-estar, febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A melhor forma de prevenção é pela vacinação.

Contraindicações

A vacina contra o sarampo é contraindicada para pessoas com suspeita da doença, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses. Alérgicos à proteínas do leite de vaca, devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que possam receber a dose feita sem esse componente. Quem apresentar quadro febril também não pode se vacinar.

Locais de vacinação:

- Vigilância em Saúde

- UBS Califórnia

- UBS Chaperó

- UBS Vila Geny

- UBS Engenho

- Clínica da Família

- ESF Odenit Maia

- ESF Coroa Grande

- ESF Ilha da Madeira

- ESF Mazomba

Nenhum comentário:

Postar um comentário