terça-feira, 1 de outubro de 2019

Projeto Engenheiras do Futuro estimula alunas de escola municipal em Itaguaí


Incentivar as meninas a se interessarem desde cedo pela engenharia. Esse é o principal objetivo da oficina Engenheiras do Futuro, realizada na escola municipal Professora Yolanda Rangel Pereira na sexta-feira (27/09). Alunas do 1º e 2º ano participaram de atividades que mostram como é a profissão e a importância das mulheres na área de ciência e tecnologia. A subsecretária de Educação, Cristiane Fiorotti, a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Glaucia Moura, e a dirigente escolar Margareth Ferreira assistiram à atividade e elogiaram o projeto.

– A engenharia tem um campo imenso e é importante passar isso para nossas alunas, mostrá-las que a mulher pode fazer tudo o que quiser. Estão de parabéns – disse a subsecretária.

O projeto Engenheiras do Futuro foi idealizado pela professora de Engenharia Naval da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) após uma viagem para Colômbia, com o objetivo de promover a aspiração à formação em engenharia ou outras carreiras da ciência e tecnologia em meninas com 7 e 8 anos de idade. Segundo Cládice, as atividades são planejadas com o intuito de mostrar que a área em que atuam não é tão bruta e difícil como muita gente pensa e que a matemática pode ser interessante quando aprendida da forma correta desde criança.

- A ideia é motivar as alunas, dar leveza à profissão. O número de instituições envolvidas mostra que ainda faltam engenheiros no Brasil e por isso temos que fazer alguma coisa. Em países mais desenvolvidos o número de profissionais voltadas para área de ciência e tecnologia é muito maior – explicou Cládice, que também é Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Administração Pública na UNIRIO e Conselheira e Coordenadora Adjunta da Comissão de Educação do CREA-RJ.

Voluntárias no projeto, as estudantes Juliana Barros (UFRJ), Mariana Correa (UFRJ), Ana Beatriz Amarantes (UFRJ) e Isabela Brito (UNIRIO) ajudaram na realização das atividades na E.M. Professora Yolanda Rangel Pereira.

A dinâmica não poderia ter acontecido em lugar mais significativo. Inaugurada em 2018, a Sala de Leitura Sônia Kramer é uma homenagem a um ícone da educação infantil e do letramento no Brasil. Nesse ambiente inspirador, as alunas mostraram o que sabiam sobre a engenharia através de desenhos e aprenderam muito mais coisas com as informações passadas pelas voluntárias, principalmente em relação ao importante papel da mulher na profissão. No final, conversam com as meninas, mostrando que elas podem seguir a carreira, preparando-se desde agora, observando os problemas e reclamações das pessoas e pensando como podem revolvê-los.

O Engenheiras do Futuro é uma realização do Projeto Mulheres Inovadoras Acontecendo na UNIRIO; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ); Engenheiros Sem Fronteiras núcleo Rio de Janeiro (ESF Rio); Grupo de Afinidade Estudantil Women in Engineering (WIE) IEEE UFRJ; e Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDIM-RJ).




Nenhum comentário:

Postar um comentário