segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Teatro Municipal e Escola Municipal de Música comemoram 21 anos em Itaguaí


O Teatro Municipal de Itaguaí e a Escola de Música Chiquinha Gonzaga completaram 21 anos nessa quinta-feira (19/09). Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura preparou uma cerimônia com apresentações teatrais e musicais em homenagem à personalidades que fizeram parte da história dos dois equipamentos culturais. O evento contou com a presença do prefeito Carlo Busatto Júnior; da secretária de Educação e Cultura, Andreia Busatto; secretários e subsecretários municipais; vereadores; dirigentes escolares e professores; e artistas locais.


A cerimônia teve início com a apresentação dos atores do laboratório de teatro. Eles encenaram o espetáculo “O rico e o avarento”, um clássico de Ariano Suassuna. Em seguida, o Trio Vocal, da Escola Municipal de Música Chiquinha Gonzaga apresentou um repertório com músicas de Vinicius de Morais e Toquinho (“O Velho e a Flor” e “Ela é carioca”) e Titãs (“Epitáfio”).


A programação seguiu com homenagens a algumas personalidades que fizeram parte da história do Teatro Municipal e da Escola Municipal de Música. Foram agraciados, o prefeito Charlinho; a secretária Andreia Busatto; os atores e diretores Alexandre Damascena e George d’Almeida; seu Alvacir de Almeida Barros (funcionário mais antigo do Teatro Municipal); Adriano Araújo de Souza (primeiro diretor da Escola de Música); Kátia Valério de Araújo (professora mais antiga da Escola de Música); Cíntia Helena de Souza (funcionária mais antiga da Escola de Música); e o coordenador musical Beethoven Nicolau Pinto.



Uma homenagem surpresa também foi feita pelos diretores Kiko Viana (Escola Municipal de Música) e Jaqueline Ferreira (Teatro Municipal), à subsecretária de Cultura Maria das Graças Rocha Costa por todo o trabalho de valorização cultural realizado na cidade.

Um pouco da história

Inaugurados no mesmo espaço em 1998, o Teatro Municipal e a Escola de Música passaram por muitas mudanças ao longo dessas duas décadas. A maior delas foi a transferência da Escola de Música Chiquinha Gonzaga para o Centro Municipal de Arte e Cultura, localizado no Parque Municipal de Eventos.

Após funcionar por muitos anos como Departamento de Cultura, com uma vasta história artística, o Teatro Municipal ganhou um espaço próprio e uma maior visibilidade no meio artístico. Pelo seu palco passaram artistas consagrados como Chico Anísio, Rogério Fróes, Luiz Fernando Guimarães, Sérgio Malandro, Ana Rosa, Fabiana Carla, Bruno Gagliasso, Flávio Migliaccio, Dirce Migliaccio, Paulinho Gogó, Pedro Manso, Bezerra da Silva, Rogéria, Rodrigo Santana, Deborah Secco, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário