quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Itaguaí abre a Semana Nacional do Trânsito


A Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito de Itaguaí deu início às atividades da Semana Nacional do Trânsito nessa terça-feira (17/09), no Teatro Municipal. Alunos da rede pública municipal e de escolas particulares assistiram a uma palestra sobre “Trânsito Responsável” com profissionais do DETRAN-RJ. O secretário Fernando Barbosa abriu o evento e falou sobre as ações da Prefeitura para conscientizar motoristas e pedestres.

- Assim que chegamos à cidade fizemos um diagnóstico e percebemos que era preciso mudar algumas coisas. Hoje temos cerca de 3 mil infrações ao mês em Itaguaí. Então, vimos que era preciso começar um trabalho de conscientização no trânsito. Em um primeiro momento qualificamos os agentes de trânsito para melhorar o trabalho deles nas ruas. Em seguida, tivemos a campanha do Maio Amarelo e agora estamos na Semana Nacional do Trânsito - destacou o secretário.

Com uma linguagem voltada para o público jovem, Enza Taddei e Alexandre Rocha, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do DETRAN/RJ, mostraram que o trânsito não se restringe aos motoristas de veículos como carros e motos e os convidaram a uma reflexão sobre atitudes que tomam como pedestres, ciclistas ou passageiros.

- Essas datas como o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito nos fazem parar e refletir, mas o trânsito é algo que nos acompanha todos os dias e por isso é importante colocar em prática boas ações. 

Além da palestra, os profissionais do DETRAN-RJ também realizaram uma dinâmica para mostrar aos jovens como funciona o bafômetro. Para fazer a demonstração de um resultado positivo, foi utilizado um enxaguante bucal com álcool.

O secretário de Meio Ambiente e Planejamento, Leonardo Vieira Maltas, acompanhou o evento ao lado do secretário Fernando Barbosa.

Semana Nacional do Trânsito

Prevista no código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores seja de caminhões, ônibus, vans automóveis, motocicletas ou bicicletas e aos pedestres e passageiros a optarem por um transito mais seguro.

A próxima palestra acontecerá no dia 24 de setembro, no Teatro Municipal. O convidado será o policial rodoviário federal Emílio Benetti. Pós-graduado em Responsabilidade Civil Terrestre Interestadual de Passageiros da PRF, ele abordará o tema “Segurança no Trânsito – Direção Defensiva e Preventiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário