terça-feira, 2 de julho de 2019

Agentes de endemia de Itaguaí orientaram a população no dia D Municipal de Combate ao Aedes


ITAGUAÍ - A Prefeitura de Itaguaí realizou na última sexta-feira (28/06) o Dia D Municipal de Combate ao Aedes. A Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde enviou cerca de 100 agentes de endemias às ruas da cidade para sensibilizar a população sobre a importância das ações de prevenção contra as Arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana) transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. O objetivo da mobilização municipal é transformar cada pessoa do município em multiplicador dessa ideia através da informação. 

Os agentes realizaram visitas domiciliares e a fiscalização em pontos estratégicos como cemitério, ferros-velhos e borracharias; distribuíram material educativo em prédios públicos, no calçadão e na rodoviária. Além disso, a Vigilância em Saúde também disponibilizou o fumacê em localidades com notificações de casos confirmados ou suspeitos da doença na cidade. 

10 minutos contra a dengue 


Uma das ações mais eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti é a vistoria semanal realizada pelo morador na própria residência. A campanha “10 minutos contra a dengue” estimula a população a verificar pontos estratégicos dentro de casa que podem servir de focos para o depósito de larvas do mosquito. Atitudes como vedar a caixa d’água, evitar o acúmulo de água na bandeja da geladeira, esvaziar a água de vasos de plantas, limpar ralos e calhas, entre outras, podem ajudar a acabar com as doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela Urbana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário